14/06/09

Projeto de Pesquisa de Gestão Financeira

RESUMO


Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.
O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa. Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados.
Gestão Financeira de Micro, Pequena e Média Empresa incorpora conhecimentos e habilidades para atuar na área financeira de custos, analisar as informações econômicas e financeiras para a tomada de decisões, gerenciar o capital de giro, selecionar, implementar e acompanhar novos negócios, bem como planejar e controlar todas as operações financeiras características das empresas. Este tecnólogo analisa os créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamento e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. De olho nas mudanças econômicas do país, analisa o mercado e sugere mudanças que tenham influência no desempenho da empresa.
Para elaborar o adequado planejamento tributário, o gestor financeiro precisa conhecer bem a legislação tributária aos impostos, taxas, contribuições que incidem sobre as atividades operacionais da sua empresa, como por exemplo, base de cálculo, lucro real ou presumido, prazo de recolhimento, isenções, incentivos, benefícios fiscais, etc.


“Fazer o dinheiro render”: Este é o lema do gestor financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário