14/06/2009

INTRODUÇÃO

A Gestão Financeira concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa; assim, e antes de nos debruçarmos sobre o conceito de Gestão Financeira, importa demarcar muito claramente a definição da própria empresa.

Os objetivos da empresa têm sido particularmente condicionados ao longo da história, pois o seu enquadramento institucional tem variado, de acordo com as ideologias políticas predominantes em cada época e em cada país.

O objetivo da maximização do lucro a curto ou a médio prazo, pressupõe teoricamente a aceitação do regime da propriedade privada dos meios de produção e do comportamento da concorrência dos diversos agentes econômicos, numa perspectiva contabilística, o conceito de lucro que importa considerar identifica-se com os lucros líquidos de custos financeiros e de impostos sobre lucros.

O desenvolvimento e a estabilidade global da empresa poderão ser seriamente comprometidos, se a ótica do curto prazo sobressair-se a visão do longo prazo, como por exemplo, acontece com a adoção de uma política de distribuição de lucros
demasiadamente liberal, na verdade uma adequada política de distribuição de resultados anuais poderá contribuir para a manutenção de níveis anuais corretos de auto financiamento ou para a consolidação da autonomia financeira da empresa.

A simples maximização do lucro anual apresenta-se mais como um importante meio de preservação da independência e do desenvolvimento da empresa do que propriamente como um objetivo, realmente a equilibrada retenção dos lucros anuais pode contribuir para a elevação do valor da própria empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário