2 - Mercado de trabalho
O gestor pode atuar em indústrias, comércios, prestação de serviços, agências financeiras, empresas públicas e empresas de consultorias.
As regiões Sul e Sudeste, que concentram grande número de empresas, são as que oferecem as melhores oportunidades. Há ainda um mercado em expansão no Nordeste.
O profissional formado pode atuar em diversas funções, dentre elas:
· Gerente de finanças;
· Gerente de contas;
· Controller;
· Assistente financeiro;
· Consultor em finanças;
· Analista financeiro;
· Analista de investimentos e
· Analista de crédito e risco.
2.1 – Características do Mercado
O gestor financeiro precisa conhecer as principais características financeiras dos participantes do mercado no qual atua a sua empresa, envolvendo cliente, fornecedores e concorrentes, entre os quais citamos:
· Clientes: quantidade por região e geral; volume médio de vendas por cliente, por tipo de produto e geral e prazo médio e forma de pagamento das vendas;
· Fornecedores: quantidade por produto; volume médio de compras por fornecedor e prazo médio de pagamentos das compras;
· Concorrentes: quantidade por região e por tipo de produtos; prazo médio por tipo de produto e prazo médio e forma de pagamento das vendas.
2.2 – Funções do Profissional Gestor Financeiro
Quando uma empresa está sentindo algum tipo de dificuldade, procura ajuda de um profissional, normalmente um consultor ou um profissional qualificado que possa ajudá-la a solucionar esses problemas.
No primeiro contato, o gestor da empresa expõe o problema e o consultor, por meio de técnicas e procedimentos adequados, avalia a situação apresentada, efetua um diagnóstico e propõe um plano de ação visando solucionar os problemas empresariais apresentados.
Para gerenciar com eficiência a área financeira de qualquer empresa torna-se necessário implantar alguns relatórios gerenciais, como alguns indicadores de desempenho para que se faça o acompanhamento periódico do seu desempenho.
Análise e Planejamento Financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
Crédito e Cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o caixa;
Contas a receber: controlar as contas a receber relativas à venda a prazo;
Contas a pagar: controlar as contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos, despesas operacionais e outras;
Contabilidade: registrar as operações realizadas pela empresa e emitir os relatórios contábeis.
2.3 – Análise, Planejamento e Controle Financeiro
A inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série de problemas de análise, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais, entre os quais citamos:
· Não ter as informações corretas sobre o saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc. Isso ocorre porque não fazem o registro adequado das transações realizadas.
· Não saber se a empresa está tendo lucro, ou não, em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados.
· Não calcular corretamente o preço da venda de seus produtos, porque não conhecem os seus custos e despesas.
· Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.
· Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial.
· Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, porque não estabelecem um valor fixo para a remuneração dos sócios.
· Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazem um registro adequado do estoque de mercadorias.
· Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, porque não fazem separação das despesas pessoais dos sócios em relação ás despesas da empresa.
· Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque não conhecem o ciclo financeiro de suas operações.
· Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não tem um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).
2.4 - Relatórios Gerenciais
Controle de Vendas Realizadas: O objetivo desse relatório é informar as vendas diárias realizadas, os custos das mercadorias vendidas, o lucro bruto e a margem bruta sobre as vendas registradas.
Apuração dos Resultados da empresa: O objetivo é apurar o resultado líquido mensal da empresa. O resultado líquido mensal é o valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas e as despesas da empresa.
Controle de Caixa do Movimento Realizado: O objetivo é registrar as entradas e saídas realizadas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível.
Fluxo de Caixa: As considerações a serem feitas com relação ao Fluxo de Caixa são as mesmas com relação ao Controle de Movimento de Caixa, porém sempre pensando em entradas e saídas de caixa no futuro, ou seja, todas as entradas e saídas são previstas por um período de tempo, de acordo com o vencimento do recebimento de valores de cliente e dos pagamentos efetuados aos fornecedores e terceiros.
Balanço Gerencial: O objetivo do Balanço Gerencial é demonstrar onde os recursos financeiros foram aplicados na empresa (ativo), como também as fontes de recursos financeiros (passivo + patrimônio líquido).
2.5 - Dicas para manter uma boa Gestão Financeira
· Elaborar e manter os relatórios gerenciais (controles financeiros) sempre atualizados;
· Acompanhar periodicamente os indicadores financeiros;
· Manter os estoques em níveis compatíveis com o volume de vendas. Evitar os excessos de compras;
· Mantenha um controle permanente das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da empresa;
· Sempre que fizer propaganda, analise o custo/benefício da mesma para os negócios da empresa;
· Evite os descasamentos de prazos entre os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo.
2.6 – Pontos de uma Gestão Ineficiente
· Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos.
· Investimento não planejado, ou seja, investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.
· Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados á capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.
· Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro.
· Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.
· Inexperiência dos sócios no ramo da atividade escolhida para o empreendimento.
28/06/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário