28/06/2009

1.1 Objetivos

Nosso objetivo é oferecer aos estudantes e recém ingressos no mercado de trabalho uma visão clara e objetiva das funções, obrigatoriedades e vantagens de se tornar um Gestor Financeiro.
Buscaremos oferecer uma visão clara e breve das características do mercado de trabalho, os indicadores financeiros, dicas para uma boa gestão financeira, pontos de uma gestão ineficiente e também a importância da análise, planejamento e controle financeiro.

1.2 Justificativa

O objeto de estudo caracteriza-se no setor calçadista pela facilidade de obtermos as informações, pois temos uma engenheira de produção e proprietária de uma pequena fábrica, nos auxiliando nos pontos principais e dúvidas. Também contamos com a constante expansão do mercado, e principalmente, por ser um assunto que todas nós, mulheres, gostaríamos de nos aprofundar.

1.3 Delimitações – Área Calçadista

Estamos entrando em uma área complexa e com muita concorrência, a Área Calçadista hoje é extremamente concorrida, tudo que se faz precisa ser calculado desde o custo inicial do produto, passando pelo processo de fabricação e design até o preço final de venda.
O produto feito precisa ser bem aceito e com um design diferenciado e dentro deste processo precisa ser elaborado um projeto de pesquisa para chegar a um ótimo produto com qualidade e preço justo para ficar mais atraente aos olhos do consumidor, tudo gira em torno do Gestor Financeiro que também gere todo o processo para que não haja desperdício que é muito comum nesta área que são as sobras de materiais e estoque.
O estoque precisa ser bem cuidado é a alma do negócio já que a numeração dos calçados é variada e existem os números que tem mais saída e sendo assim não podemos deixar que falte o produto para consumidor interessado em comprar.
O sistema de Gestão é o principal fator, ele agrega todas os processos e cuida para que o produto chegue ao seu destino com um custo baixo com os impostos calculados e provisionados e com estoque bem estruturado para atender a demanda e seu fluxo de caixa precisar ter um bom parâmetro para se movimentar, desta forma o processo de fabricação gira e a produção não para.
Precisamos ressaltar também que o sistema de Gestão é vasto e entramos em outro item muito importante que é o trabalho feito com as pessoas envolvidas no processo desde o fabricante até o vendedor, o gestor precisa estar atento a esta fase, todos os envolvidos precisam estar satisfeitos e plenamente envolvidos ao trabalho para termos bons prazos e qualidade no produto finalizado, a equipe precisar estar 100% conectada e envolvida no processo com a vontade e este estímulo, que é passado a aflorado pelo Gestor que coordena todo o processo.

1.3.1 Garantias que deverão ser oferecidas:

Que as receitas de vendas darão cobertura plena ao pagamento das despesas fixas e que o volume de despesas fixas de sua fábrica de calçados seja compatível com a natureza deste tipo de negócio;

1.3.2 - A importância do Relatório de Custos

Em sua fábrica de calçados, quando esta começar a funcionar, terá três famílias de gastos: custo variável, despesas fixas e despesas comerciais.
Os “custos variáveis” são gastos que ocorrerão em função da aquisição de algum produto para comercialização aos clientes;
As “despesas fixas” são todos os gastos que terá em sua operação, não relacionados diretamente a nenhum produto ou serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custo da administração (como salários, materiais de consumo, luz, água, telefone etc).
As “Despesas Comerciais” são os gastos que ocorrerão todas as vezes que obtiver mais clientes, receber mensalidades etc. Portanto, são despesas que variam conforme o volume de vendas e o volume de clientes.

1.3.3 - Parâmetros para Cálculo Preço de Venda :

O papel do Gestor Financeiro nesse aspecto é primordial, pois, se começar a operar sem este conhecimento, pode que comece a ter problemas financeiros imediatamente, inviabilizando a empresa.

1.3.4 - Qual o Ponto de Equilibrio de Vendas x Pagamentos ?

Ponto de Equilíbrio representa a quantidade de venda que precisa ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todo o custo variável gerado, todas as despesas comerciais geradas e todos as despesas fixas que a empresa tiver no mês. Isto é, “empatar”.

1.3.5 - Fuxo de Caixa

O Gestor Financeiro deverá representar com a maior exatidão possível a realidade do mercado. Todas as estimativas que fizer, resultarão em previsões financeiras.
O Fluxo de Caixa, ele será o grande aliado na tomada de decisões diárias envolvendo o dinheiro da empresa. Sem ele, tudo será confuso; com ele, você terá uma espécie de “bússola” para guiar suas decisões.
Estes dois processos podem ser desdobrados em outros, que são a previsão de entrada e a previsão de saída de dinheiro. O que realmente importa nesta questão são as previsões, e sua capacidade de “enxergar” os acontecimentos futuros em tempo de tomar decisões.

1.3.6 - Apuração dos Resultados

Se o “Fluxo de Caixa” é a bússola dos empresários, o “Demonstrativo de Resultado”, isto é, a apuração de resultados equivale aos momentos de parada para conferir e acertar o rumo, a direção.

Juntos, o “Fluxo de Caixa” e o “Demonstrativo de Resultados” são os dois instrumentos mais importantes da gestão financeira da empresa. Por isso todo gestor financeiro deve dominar sua prática, interpretação e tomada de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário